Cidades

campo grande

HIV está mais presente em mulheres

HIV está mais presente em mulheres

Redação

01/12/2011 - 13h53
Notícia sem imagem

Nesta quinta-feira (1º), data em que se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), por meio do Programa Municipal de DST/AIDS divulgou que não existe mais grupo de risco e sim conduta de risco e, também, que a faixa etária dos pacientes mudou. Aumentou o número de mulheres infectadas que possuem relacionamento estável. Além disto, o grupo predominante hoje é formado por pessoas com mais de 50 anos e não mais com idade entre 20 e 29 anos.

Estes dados foram revelados hoje, durante a apresentação do boletim epidemiológico referente ao 3º trimestre de 2011, do Programa Municipal de DST/Aids. Na ocasião, o coordenador do programa, o médico infectologista Erivaldo Elias Júnior destacou os dados relacionados à doença, desde 1984 até setembro deste ano.

“Na última década, foi verificada esta inversão da doença por faixa etária, sendo que há 10 anos foram notificados 44 casos de Aids para cada 100 mil habitantes com idade entre 20 e 29 anos e este número caiu para 20, enquanto que na população de 50 a 59 anos o número aumentou de 20 para 40 casos a cada 100 mil habitantes”, relatou o coordenador.

Elias mencionou, ainda, que no mesmo período foram contabilizados 3.359 casos de Aids e confirmados 1.249 óbitos. No entanto, o número de pessoas que são portadoras do vírus é muito maior, porém a grande maioria ainda não sabe, o que é muito preocupante. “Estima-se que cerca de 10 mil pessoas sejam portadoras do HIV na Capital e uma grande parte não sabe. Por isso, é preciso que a população se conscientize da prevenção e da necessidade de realizar exames disponíveis na rede municipal de saúde, com todo acompanhamento médico e fornecimento de medicamento gratuito”, alertou o infectologista.

Outro dado divulgado no boletim diz respeito ao número de gestantes infectadas, que atualmente é de 300 mulheres nesta condição, contra 419 em todo o Estado. Se todas fizerem o pré-natal adequado, com medicamento voltado à proteção do feto, as chances de que o bebê venha a contrair o vírus é de apenas 2%.

Ato simbólico

Para chegar a um número maior de pessoas, a Sesau preparou uma programação que inclui apresentação de peças teatrais na Praça do Rádio Clube, em centros de convivências de idosos da cidade, na Feira Central, por meio do Programa Fique Sabendo. Além disso, para as pessoas que passarem pela praça será ofertada a testagem gratuita de detecção do vírus HIV, com resultado em 10 minutos.

Atendimento

O atendimento às pessoas que desejam saber se são portadoras da doença é feito de forma gratuita e sigilosa em Campo Grande. Entre eles estão o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), especializado na realização de testes de HIV e DST e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis (fone: 3314-3133).

Para o tratamento e atendimento também há o Centro de Doenças Infectoparasitárias (Cedip), com telefone 3314-8289 e ainda o Hospital-Dia Esterina Corsini, onde é feito o acompanhamento médico aos pacientes com HIV e AIDS durante o dia, evitando a internação convencional. Fone 3345-3135.


 

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).