Cidades

teatro de objetos

FITO traz para MS mais de 60 apresentações

FITO traz para MS mais de 60 apresentações

Redação

02/12/2011 - 11h43
Notícia sem imagem

Começa hoje (02) e segue até domingo, a partir das 15h, a segunda edição do Festival Internacional de Teatro de Objetos (FITO), em Campo Grande. O evento acabou de deixar Recife (PE), traz para a Capital uma programação que inclui espetáculos e performances que acabaram de sair do forno e ainda companhias que estreiam na programação do Festival. A entrada é gratuita.

Idealizado por Lina Rosa, o Festival acontece no Centro de Convenções Albano Franco. Entre as apresentações musicais, os pernambucanos Otto e Naná Vasconcelos marcarão esta edição do Festival, cada um com uma performance especialmente criada para a ocasião. Além dessas apresentações, companhias e espetáculos irão fazer sua estreia dentro do Festival Internacional de Teatro de Objetos em Campo Grande.

O grupo XPTO (SP), que se apresentou na Capital em 2010, este ano vem com a performance “Artistas Apaixonados”. Nela embalados pela cadência de um tango, transformarão as cadeiras nas quais estarão sentados em amantes sensuais.

É o exemplo também do espetáculo “Xirê das Águas - Orayeyê Ôh”, da companhia Gente Falante, de Porto Alegre, e o novíssimo “Irregular”, da companhia Gare Centrale, da Bélgica.

Ainda na programação, as companhias francesas L' Oisiveraie, com o espetáculo “Petit Cirque”; Casa Degli Alfieri (ITA), com “Tic Tac Tic Tac”; e Beau Geste (FRA), com “Transports Exceptionnels”. Este último, uma apresentação em que uma retroescavadeira contracena com um bailarino-artista travando uma delicada “tensão” aço-carne. Esse dueto se transforma, na verdade, numa dança, que se materializa como uma verdadeira “instalação urbana”.

Para receber o público de Campo Grande, o “mestre de cerimônias de luxo”, Dr. Quinquilharia. Na pele do personagem, o ator Pascoal da Conceição. Dr. Quinquilharia, durante todo o FITO, interage com o público presente, brincando com as pessoas.

 ambiente terá cinco salas para espetáculos nacionais e internacionais, sendo três delas com capacidade para receber até 200 pessoas, e duas com menor capacidade para 50 pessoas.

Apresentações

Hoje (02), primeiro dia de evento, a partir das 15h, serão apresentados mais de 20 espetáculos. Com destaque especial para a performance “Pinipan”, do pernambucano Naná Vasconcelos, que acontece às 17h40min.

Amanhã (03), as 22 apresentações começam a partir das 16h; com a programação sendo encerrada com apresentação do músico pernambucano Otto, às 22h.

No domingo, os 13 grupos se apresentam a partir das 16h, com destaque para o duo de performance de Naná Vasconcelos e o grupo paulista XPTO, que se apresentam às 17h40min.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).