Cidades

PROFESSORES

Liminar que ampliava jornada é revogada

Liminar que ampliava jornada<br> é revogada

Redação

19/01/2012 - 00h02
Notícia sem imagem

Devido ao impacto financeiro, em decorrência da contratação de 4 mil novos professores, o desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), revogou a liminar, concedida na segunda-feira, que obrigava o Governo estadual a ampliar o tempo de jornada para o planejamento de aulas. Apesar de contestar a decisão, a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) não vai recorrer para não retardar o julgamento do mérito do mandado de segurança.

A entidade ingressou com ação para obrigar a Secretaria Estadual de Educação a cumprir a Lei Federal 11.738/08, do piso nacional do magistério, que determina a destinação de 33,33% da jornada de trabalho para o planejamento das aulas. Em Mato Grosso do Sul, o tempo destinado para o planejamento é de apenas 25%. Na segunda-feira, Duarte havia concedido a liminar para obrigar o Estado a cumprir a lei federal, o que exigiria a contratação, segundo a Secretaria Estadual de Educação, de 4 mil professores. O impacto seria de R$ 5 milhões por mês.

Segundo o procurador do Estado, José Aparecido Barcellos de Lima, que apresentou o recurso, o Governo também não teria tempo hábil para cumprir a decisão antes do início das aulas neste ano - em 6 de fevereiro. O desembargador acatou o pedido e revogou a liminar. Ele submeterá o julgamento do mérito do mandado de segurança ao Órgão Especial do tribunal.

Leia mais no jornal Correio do Estado

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).