Cidades

CAMPO GRANDE

Dia Nacional de Combate da Hanseníase terá ações

Dia Nacional de Combate da Hanseníase terá ações

Redação

23/01/2012 - 00h00
Notícia sem imagem

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está preparando as ações que serão realizadas na semana de combate à hanseníase, no final do mês de janeiro. A ideia é intensificar as atividades de prevenção e controle da doença nas unidades básicas de saúde, com palestras educativas e busca ativa de casos para o diagnóstico precoce.

As unidades de saúde do município oferecem atendimento para as pessoas com sinais e sintomas da hanseníase, que são, principalmente, manchas na pele que não coçam, não suam, não somem e não têm sensibilidade, dores nos nervos dos braços e das pernas. O diagnóstico é basicamente clínico e o tratamento está disponível nos serviços de saúde da prefeitura.

A Semana mundial de luta contra a hanseníase – foi instituída pelo Ministério da Saúde com a finalidade de sensibilizar a população sobre a importância da identificação dos sinais e sintomas para o diagnóstico precoce da doença. O Congresso Nacional definiu, em 2004, que o último domingo de janeiro seria considerado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase.

Os dados da Sesau apontam que, até o mês de novembro de 2011, foram notificados 125 novos casos da doença, enquanto em 2010 chegou a 89 o total de casos confirmados.
 
 

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).