Cidades

Mato Grosso do Sul

Detran alerta sobre e-mail falso que 'muda' normas da CNH

Detran alerta sobre e-mail falso que 'muda' normas da CNH

Redação

25/01/2012 - 16h43
Notícia sem imagem

Circula novamente na internet, e-mail com informação falsa sobre mudanças de regras para o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e procedimentos sobre o uso do extintor. O e-mail informa que após 30 dias do vencimento, a CNH seria cancelada e o condutor obrigado a efetuar todo o processo para obter uma nova habilitação.

A informação é falsa e não passa de boato divulgado na Internet, citando uma mudança na legislação de trânsito, mas sem referência ao número ou data da suposta norma.

Alerta

O Detran informa que não há impedimento para que o condutor renove sua habilitação a qualquer tempo, porém, se for encontrado conduzindo um veículo com a CNH vencida há mais de 30 dias, será autuado e penalizado por infração gravíssima (7 pontos), com multa no valor de R$ 191,54 e recolhimento do documento de habilitação.

Apenas em relação à mudança de carga horária, a informação é verdadeira e a medida foi estabelecida através da Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigor desde 1º de janeiro de 2009. Pela resolução, o curso teórico passou de 30 para 45h/aula e o curso prático de 15 para 20h/aula.

Outra informação é a respeito da retirada obrigatória do plástico do extintor de incêndio. Isso não está previsto no Código de Trânsito Brasileiro, embora seja recomendável que o extintor fique livre do invólucro plástico, visando facilitar sua utilização, desde que mantida a integridade do lacre.
 

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).