As escolas públicas estaduais e municipais da educação básica de todo o País podem se inscrever na 13° edição do Prêmio Gestão Escolar (PGE). O prêmio, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), é um estímulo à melhoria do desempenho das escolas e ao sucesso da aprendizagem dos alunos. As inscrições podem ser feitas até 1° de junho pelo site do Consed.
Os participantes são avaliados em cinco dimensões de gestão: pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas e de serviços e recursos.
A atual gestão do Consed vem promovendo várias mudanças na premiação. A reestruturação tem ações a médio e longo prazo. Para 2012, as inscrições pela internet foram aprimoradas, o que torna o processo mais ágil.