Faltando apenas alguns detalhes burocráticos, a Unidade do SAMU de Sidrolândia entra na fase final. Previsto para dar início aos trabalhos do dia 5 março, os profissionais da Prefeitura Municipal que foram preparados para estar executando o bom andamento do SAMU, estão em fase final de preparação, por estes dias que antecede cinco de março, entra na fase de treinamento prático, onde irão fazer um plantão junto ao SAMU da Capital.
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
Com informações do Sidrolândia News