Cidades

combate à poluição

Inspeção veicular ambiental fica para 2013 e será licitada

Inspeção veicular ambiental fica para 2013 e será licitada

Redação

05/03/2012 - 00h02
Notícia sem imagem

A vistoria veicular ambiental passará a ser obrigatória a partir do começo do próximo ano para todos os veículos registrados em Campo Grande. A prefeitura decidiu adiar o prazo para implantação – previsto inicialmente para abril deste ano – para elaborar estudos detalhando como será o procedimento, que tem como objetivo o combate à poluição. Já está definido que o serviço ficará sob responsabilidade de uma empresa, contratada por meio de licitação e que terá de contar com estrutura suficiente para vistoriar a média de 160 veículos por hora.

No próximo ano, os motoristas já terão de pagar pela taxa de vistoria ambiental no mesmo mês em que fazem o licenciamento. Entretanto, os valores ainda não foram definidos. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, a média de preços deverá constar no estudo que será encomendado pela prefeitura antes do procedimento licitatório para escolha da empresa que irá executar as vistorias.

Outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, já adotaram a inspeção veicular e cobram taxas de R$ 80 a R$ 90. “Queremos ficar abaixo destes valores até porque a frota de Campo Grande é menor, mas só será possível determinar o preço depois da licitação”, disse Cristaldo. Hoje Campo Grande conta com aproximadamente 400 mil veículos, o que dá uma média de 33,3 mil veículos vistoriados ao mês e 12,8 por dia (descontando os finais de semana).

Exigências
Apesar de o estudo de viabilidade econômica para determinar as regras e os valores para vistoria ainda não ter começado, a prefeitura já tem algumas exigências. A empresa contratada por meio da licitação terá de montar estrutura em pelo menos dois pontos distintos da Capital para atender aos motoristas. “Também não queremos filas. O objetivo é de que o serviço possa ser feito em aproximadamente 15 minutos e o motorista possa agendar o horário da vistoria pela internet”, disse.

O procedimento de agendar o horário para a vistoria já é feito em outras cidades, como São Paulo, onde Cristaldo esteve para acompanhar como está sendo feita a vistoria veicular ambiental. A empresa que irá prestar o serviço receberá a concessão para fazer a vistoria durante dez anos ou mais. Terá de arcar com todos os investimentos, mão de obra e garantir ampliação da estrutura para acompanhar a evolução da frota. A empresa terá sistema interligado ao Detran para informar quando o veículo está regular e só então o motorista poderá fazer o licenciamento.  

Leia mais no jornal Correio do Estado.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).