O Ministério da Saúde entregou, na semana passada, Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) aos municípios de Nioaque, juti, Miranda e Aral Moreira. A população será beneficiada com veículos (vans) que oferecem gratuitamente tratamento clínico odontológico, além de ações de promoção e prevenção à saúde bucal. Cada UOM tem capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês.
Os municípios contemplados foram os inseridos no Plano Brasil Sem Miséria e também receberão um incentivo financeiro para a aquisição de instrumentais odontológicos, como pinças, espelhos e curetas. A entrega ocorreu na fábrica das unidades que fica localizada em Tatuí (SP).
Assistência
As UOMs contam com um consultório odontológico equipado com cadeira odontológica, kit de pontas (conhecido como “motorzinho do dentista”), mocho (cadeira do dentista), refletor, amalgamador e fotopolimerizador (materiais que fazem o preparo dos materiais utilizados nas restaurações dos dentes), raio-X odontológico e autoclave para esterilização do material.