Cidades

DECORAÇÃO

Dicas práticas para escolher o papel de parede perfeito

Dicas práticas para escolher o papel de parede perfeito

Redação

25/04/2012 - 00h00
Notícia sem imagem

Engana-se quem imagina que a tarefa de escolher a estampa é a parte mais difícil quando o assunto é papel de parede. Mais importante do que isso é acertar o lugar em que ele será aplicado, afinal uma escolha errada pode afetar não somente a decoração, mas também a percepção do tamanho do ambiente.

Assim, antes de comprar o papel, o ideal é observar a metragem total do espaço e o resultado que se deseja obter. “Em ambientes espaçosos não há problema algum em aplicar papel em todas as paredes. Apesar disso, se o modelo tiver desenhos e cores muito fortes, o indicado é usar em, no máximo, duas paredes para não sobrecarregar o espaço”, afirma Giseli Koraicho, designer de interiores.

O cuidado na escolha do local deve ser ainda maior em ambientes pequenos. Lavabos estreitos, por exemplo, podem se tornar claustrofóbicos ao receberem papéis com figuras grandes e coloridas. A alternativa, neste caso, é usar o papel de parede com moderação e preferir texturas lisas de cores claras. “Seguir a máxima quanto menor o espaço, menor a estampa é uma tática infalível para não errar”, comenta Giseli.

Os papéis de parede também podem ser um trunfo na hora de decorar colunas e painéis. Entre as opções de estampas, as listras verticais são as que mais transmitem a ideia de amplitude. 

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).