Cidades

SEGURO

Motos lideram processos sobre DPVAT

Motos lideram processos sobre DPVAT

Redação

18/05/2012 - 08h43
Notícia sem imagem

Dados estatísticos apresentados pelo DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) revelam que as motocicletas representam 27% da frota nacional de veículos. Mas, em contrapartida, elas estão em primeiro lugar no ranking de acidentes de trânsito no país. Campo Grande não foge destes parâmetros.

A quantidade de processos que buscam o seguro DPVAT para casos que envolvem este tipo de veículo já se tornou a maioria dos pedidos de indenização que estão em movimentação no Fórum de Campo Grande.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Luiz Tadeu Barbosa Silva, explica que junto com o crescimento da frota deste veículo, outros parâmetros também evoluíram e contribuem com a quantidade de acidentes de moto. “O aumento da capacidade de produção de motocicletas, melhoria da qualidade de vida e salarial das classes ‘C’ e ‘D’, além da facilidade de obtenção de crédito para aquisição de motocicletas”, relata.

Mas, em contrapartida a estes crescimentos de produções, os atrasos no desenvolvimento de alguns setores também colaboram para os acidentes. “Falta investimento para a melhoria das ruas, avenidas e rodovias, todas congestionadas. Outro fator é a falta de paciência no trânsito, inclusive do próprio motociclista”, explica o desembargador.

Para a advogada que observa frequentemente casos de acidente com motociclistas, Cléa Valadares, muitas colisões acontecem por falta de habilitação, principalmente com jovens do sexo masculino.

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).