Cidades

Avanço

'Circuito imune' permite criar mosquito resistente à malária

'Circuito imune' permite criar mosquito resistente à malária

Redação

09/06/2012 - 01h00
Notícia sem imagem

Pesquisadores do Johns Hopkins Malaria Research Institute, nos Estados Unidos, descobriram um 'circuito' do sistema imune capaz de matar o parasita da malária no mosquito transmissor.

O trabalho, publicado na revista PLoS Pathogens, pode levar à criação de mosquito resistentes à doença, que mata mais de 800 mil pessoas em todo o mundo a cada ano, grande parte crianças.

Os investigadores são os primeiros a determinar a função de uma série de proteínas dentro do mosquito que transmite um sinal que permite que o mosquito combata a infecção do parasita da malária. Juntas, estas proteínas são conhecidas como via Imd, e se dispõem de forma análoga a um circuito eléctrico.

À medida que cada fator é ligado ou desligado isso desencadeia ou inibe o próximo, conduzindo finalmente ao lançamento de uma resposta imune contra o parasita da malária.

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).