Depois de mais de um ano fechado, o posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Corumbá (MS) deve ser reativado. Para isso, ficou acordado em audiência de conciliação entre o Ministério Público federal (MPF), União e PRF, que seja concluída a licitação para contratação da empresa vencedora para concluir as obras de restauração do prédio, localizado na BR-262, próximo à ponte sobre o Rio Paraguai.
O acordo prevê, também, a lotação de até 12 policiais rodoviários federais, aprovados no último concurso público realizado pelo órgão, na delegacia da PRF na região. Enquanto a obra do posto não for concluída, os agentes farão o patrulhamento da BR-262, na região de fronteira com a Bolívia.
Após a reativação do posto, prevista para 180 dias após a contratação da empresa, os policiais utilizarão o posto da ponte como base de apoio operacional.
Redução
Inquérito civil instaurado para investigar a desativação do Posto da Ponte apurou drástica defasagem de policiais para a fiscalização na fonteira do Brasil com a Bolívia. Em apenas cinco anos, foi verificado a redução de quase 50% de seu efetivo. Em 2006, eram 57 policiais; no ano passado, apenas 33 atendiam a demanda de toda a região.
Fonte: MPF