Cidades

DECORAÇÃO

Troque o papel por tecido e deixe as paredes da casa mais bonitas

Troque o papel por tecido e deixe as paredes da casa mais bonitas

Redação

29/07/2012 - 00h00
Notícia sem imagem

Entre os diversos legados que a Europa deixou para o mundo está o uso de tecidos – em vez de papéis ou tintas – para revestir paredes. A prática, de acordo com a decoradora Marilene Reis (telefone: 11-8284-0961), surgiu na França e foi adotada na corte portuguesa, que representou o elo desse tipo de decoração com o Brasil. “É uma opção que deixa os ambientes mais luxuosos e revitalizados”, avalia.

Para conseguir esses efeitos, contudo, é preciso atentar a alguns passos. Um deles é a aplicação do tecido. “A parede precisa estar seca e não pode ter nenhuma imperfeição, para que o revestimento não descole nem manche”, comenta Marilene. A cola ideal é feita com materiais naturais. “É possível encontrar tipos específicos no mercado, mas eu particularmente prefiro a feita à base de farinha de trigo, que é inodora e atóxica.”

Outra etapa que merece atenção é a escolha do cômodo que receberá o tecido. Para a decoradora, a única restrição é o banheiro. “Nesses casos, o papel de parede funciona melhor e evita o aparecimento de bolor”, observa. “Mas em um lavabo, por exemplo, não há problema, já que é ambiente pouco usado pelos moradores”.

A decoração das paredes com tecidos requer preocupação também com a limpeza, para evitar o acúmulo de impurezas que provocam alergias ou causam problemas respiratórios. “Eu indico o uso do aspirador de pó com a peça que não utiliza cerdas. Também é possível usar flanelas molhadas com água e sabonete comum. Em ambos os casos, essa limpeza pode ser feita a cada dois ou três meses”, diz a decoradora. As opções de estampas são várias. Marilene ressalta os tipos alegres e clássicos, como as listras e o xadrez. “Eu também faço um trabalho que une diversos desenhos recortados em um só tecido. É uma composição personalizada”.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).