A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou nesta quarta-feira (8) a Lei 12.706/2012, que autoriza a criação da empresa pública Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul). A Amazul atuará no desenvolvimento do setor nuclear brasileiro, especialmente com tecnologias usadas em submarinos, como parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
A empresa também terá a atribuição de estimular a implantação e prestar assistência técnica a novas indústrias no setor nuclear. A Amazul, vinculada ao Ministério da Defesa e com sede em São Paulo, será criada a partir da divisão da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron). Assim, seu quadro inicial de pessoal será composto por funcionários da Emgepron que trabalham no Programa Nuclear da Marinha (PNM).
A criação da Amazul, proposta pelo próprio Poder Executivo (PLC 64/2012), foi aprovada no Plenário do Senado em julho deste ano.
Cidades
Cidades
Dilma sanciona criação de empresa pública nuclear
Dilma sanciona criação de empresa pública nuclear
Expansão Comercial
Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande
Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.
04/11/2026 19h26
Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)
Inspeção surpresa
TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande
Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital
04/11/2026 18h55
Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES