Cidades

saúde

Laboratório constata leishmaniose em 55,2% dos cães

Laboratório constata leishmaniose em 55,2% dos cães

Redação

12/09/2012 - 00h00
Notícia sem imagem

Metade dos cães testados em Mato Grosso do Sul este ano foi diagnosticada com leishmaniose. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), de 1º de janeiro a 8 de agosto deste ano, 7.017 cachorros foram examinados pelo Laboratório Central (Lacen) e o resultado foi positivo em 3.879 casos, 55,2% do total.

Para as autoridades em saúde pública, o índice é alto, embora o número de testados represente apenas 1,51% da população canina estimada do Estado – 463.613 cães – e a quantidade de animais contaminados 0,83%. A política do Ministério da Saúde é eutanasiar os cachorros para evitar que humanos contraiam a doença, mas o protocolo é questionável, segundo outros especialistas.

O médico veterinário André Luis Fonseca, presidente da Comissão de Leishmaniose do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), afirma que o exame não é conclusivo. 

Fonseca afirma que mesmo que todos os cães fossem eliminados, a leishmaniose em humanos não deixaria de existir. 

Leia mais no jornal Correio do Estado

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).