Cidades

Cidades

Número de mulheres prefeitas cresce no Brasil

Número de mulheres prefeitas cresce no Brasil

Redação

08/10/2012 - 13h45
Notícia sem imagem

O número de mulheres prefeitas em todo o país cresceu 31,5% no primeiro turno das eleições deste ano, se comparado ao mesmo período de 2008. Ao todo, 621 prefeituras serão comandadas por mulheres nos próximos quatro anos. As mulheres prefeitas representam 11,37% dos 5.463 prefeitos eleitos no primeiro turno.

Apesar do aumento, a maioria das eleitas vão governar cidades do interior do Brasil. Entre as capitais, apenas Teresa Surita, do PMDB, foi eleita no primeiro turno. Só uma candidata vai disputar o segundo turno, a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B), que concorre em Manaus. 

Entre as cidades que já tiveram resultados definidos, Minas Gerais é o estado com o maior número de prefeitas até agora. Setenta e uma mulheres foram eleitas em Minas. Em segundo lugar vem São Paulo, com 67 eleitas. A Bahia, Paraíba e Maranhão seguem com 64, 49 e 41 respectivamente.

Em todo o país, apenas o Acre não elegeu mulher como prefeita. Ao todo, 2.026 mulheres concorreram ao cargo em todo o país. O número representa 13,39% dos 15.128 candidatos que concorriam às prefeituras. 

 

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).