Cidades

Dar à Luz

Projeto completa um ano e comemora transformação

Projeto completa um ano e comemora transformação

Redação

13/10/2012 - 09h30
Notícia sem imagem

Em setembro de 2011, a Vara da Juventude, da Infância e do Idoso (VIJI) de Campo Grande lançou o Projeto Dar à Luz, uma oportunidade de prestar apoio à gestante que pretende colocar seu filho para adoção.

Pouco mais de um ano depois, a equipe de profissionais que atua na execução da proposta faz um levantamento e garante: o projeto tem apresentado bons resultados, principalmente por envolver questões tão complexas como são as que envolvem crianças e familiares.

O projeto oferece um espaço onde a gestante é ouvida por uma psicóloga e uma assistente social, recebe orientação sobre como conduzir com responsabilidade a gestação, as implicações de sua decisão, além de orientações sobre como agir diante de eventuais assédios para entregar de forma ilegal a criança. Se o único impedimento da mãe para maternar é a falta de condições materias, a gestante é inserida na rede municipal de proteção para receber o apoio necessário.

De acordo com Carmen Regina Samugin Lima, coordenadora do Núcleo Psicossocial da VIJI, por serem processos sigilosos, nem todos os dados podem ser divulgados, no entanto, servem para taçar um perfil das mulheres que buscam o projeto.

Assim, segundo as informações no núcleo, em um montante de 11 mulheres atendidas por apenas um profissional da equipe, três são diaristas; duas são autônomas, uma garçonete, três são do lar, uma é operadora de caixa e outra de telemarketing. Desse total, cinco desistiram de entregar o filho em adoção, cinco entregaram e uma está com a gravidez em curso e ainda não se decidiu.

O perfil também mostra a idade. Duas têm entre 18 e 21 anos; seis têm de 22 a 25 anos; uma está na faixa dos 26 a 30 anos; uma mulher tem de entre 31 a 35 anos, e uma ficou entre 36 e 45 anos. Nove delas têm até três filhos e uma já tinha cinco filhos.

Para a juíza Katy Braun do Prado, titular da Vara da Juventude, da Infância e do Idoso (VIJI) de Campo Grande, essa avaliação, ainda que parcial, demonstra que o projeto está alcançando seu propósito que é evitar que crianças sejam colocadas em situação de risco quando suas mães, por algum motivo, não desejam materná-las.

(Com informações do TJ/MS)

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).