Cidades

Cidades

No Cambarecê, lembrança do massacre de coléricos

No Cambarecê, lembrança do massacre de coléricos

Redação

24/10/2012 - 18h45
Notícia sem imagem

Na invasão do Paraguai, em seis de abril daquele ano, a coluna tinha um efetivo de 1680 soldados. A 11 de junho reduzira‑se a 700 comba­tentes; 908 haviam sido atacados por cólera e fogo. Também morreram índios, mulheres, negociantes e outros acompanhantes da marcha.

Cambarecê conserva um tronco de braúna, cuja descoberta fora ordenada em março de 1926 pelo general Malan D’Angrone. A Retirada durou 35 dias, lembrou o comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, coronel José Henrique dos Santos. “Os paraguaios perseguiram nossos soldados até o Rio Taquarussu”, disse ele.

Mantido pelo batalhão com sede em Aquidauana, Porto Canuto é fruto do ideal do coronel Valdemar Raul Kimel Filho. Poderá um dia transformar-se em museu, caso os proprietários da área concordem em ceder uma parte ao Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. “Nossa luta para comprá-la tem dez anos, mas ainda não tivemos êxito”, comentou o presidente da entidade, Hildebrando Campestrini.

“O Exército necessita preparar os locais sagrados para visitação”, propõe o diretor de Patrimônio Histórico e Cultural, general de divisão Eduardo Barbosa. Em Porto Canuto, o Exército entregou lembranças ao prefeito de Aquidauana, Fauzi Mohamad, e ao presidente da Câmara de Anastácio, Laércio Valério.

Um monumento no quartel do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Bela Vista, homenageia o coronel Pedro José Rufino, emblemático oficial que combateu nos rios Desbarrancado e Feio, quase sem recursos bélicos e humanos.

Com os remanescentes da tropa, foi para Cuiabá, passando por Camapuã e pela Estrada do Piquiri. De lá voltou para Miranda, com o 1º Corpo de Caçadores a Cavalo, que organizara. Agregou-se às fileiras da Força Expedicionária e partiu para a Invernada de Laguna, onde comandou o ataque às trincheiras paraguaias.
 

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).