Servidores municipais participam hoje (24) do projeto "O servidor ajudando a salvar vidas", com doação de sangue. A unidade móvel do Hemosul está estacionada no Paço Municipal desde o começo da manhã.
A expectativa da Semad (Secretaria Municipal de Administração) é de que passem pelo local, mais de 60 servidores que, voluntariamente, aproveitam a iniciativa e doam sangue. No banco de dados da Prefeitura existem 1.450 servidores efetivos doadores de sangue.
A chefe do Núcleo de Benefícios Sociais da Semad, Rosa Branca Bernobic explica que quando um servidor ou parente necessita de doação é possível, por meio do sistema, verificar o tipo sanguíneo e mobilizar o doador para a ajuda.
Doação
Primeiramente, o servidor realiza o cadastro dos doadores, em seguida faz um exame rápido de hematoclido (anemia), depois participa de uma triagem clínica quando a enfermeira preenche um questionário de aptidão. No momento do exame rápido, dois tubos de sangue são coletados para a realização de exames entre eles hepatite, doença de chagas e doenças sexualmente transmissíveis (DST), como sífilis, HIV e HPLV.
O Hemosul fica na avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 1.304 esquina com a rua Pe. João Crippa, e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30min e aos sábados das 7h às 12h. Mais informações: 3312-1500/3312-1516 (doação de sangue) e 3312-1539 (cadastro para doação de medula óssea).
(Com informações do CG Notícias)