Cidades

PROFESSORES DIZEM:

Pelo menos duas questões do Enem podem ser anuladas

Pelo menos duas questões do Enem podem ser anuladas

Redação

04/11/2012 - 09h15
Notícia sem imagem

Professores de cursinhos consultados pelo Terra na noite de ontem (03) apontaram que pelo menos duas questões da prova de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser anuladas por inconsistências nos enunciados.

"A prova foi um pouco mais fácil que nos anos anteriores já que teve poucos cálculos, mas identificamos duas questões com problemas, que podem até ser anuladas", disse o professor de física do Colégio Objetivo Ricardo Helou Doca.

Na questão 49 da prova amarela, que tratava de ondulatória, os professores do Objetivo e também do COC Sistema de Ensino e do Cursinho da Poli apontaram que os três dados apresentados - de comprimento de onda, velocidade e frequência - eram incompatíveis. "O aluno poderia até chegar à resposta correta, a letra D, por dedução, mas fizesse os cálculos não encontrava a alternativa certa", disse a professora do COC Shirlei Nabarrete.

Já sobre a questão de número 51 do caderno amarelo, os professores concordaram que houve equívocos na formulação. A pergunta tratava de um consumidor que comprou legumes em uma feira e, após chegar em casa, decidiu conferir a massa dos alimentos, pois ficou desconfiado com os dados da balança do vendedor.

"O prenúncio do enunciado trazia alguns dados que não levavam à nenhuma resposta. Se o candidato pegasse os dados apresentados no final da pergunta, também não chegaria a nenhuma resposta. No entanto, com alguns dados do começo e alguns do final, forçando a barra, daria uma alternativa", disse o professor do Objetivo, ao destacar que a resposta correta seria a letra "D".

O professor do Cursinho da Poli Sergio Luiz concorda que os dados eram conflitantes. "Não foi legal, dá muito trabalho aos alunos para se chegar à resposta correta. É uma coisa chata, o Enem, pelo peso que tem, não poderia cometer esse tipo de erro", afirmou. Segundo os educadores, esses problemas na formulação das perguntas devem gerar reclamações dos estudantes.

Nas demais questões da prova, de biologia e química, a avaliação dos educadores foi de que a prova foi bem elaborada, com enunciados claros e com menos textos do que nas edições anteriores. Em ciências humanas, a opinião é de que também foram questões bem feitas, intercalando conhecimentos de história, geografia, sociologia e filosofia com atualidades.

"Desde que o Enem sofreu as mudanças (em 2009) está é a melhor prova. Finalmente o exame conseguiu aliar conteúdos fundamentais do ensino médio com as habilidades dos estudantes", avaliou o coordenador pedagógico do cursinho Guia do Estudante, Célio Tafinafo. Segundo ele, os enunciados estão mais enxutos, o que acaba favorecendo os candidatos.

Sobre os problemas nas questões de física, Tafinafo disse que isso prejudicou, mas acredita que seja pouco provável que o Ministério da Educação anule as perguntas. "O enunciado apresentou incompatibilidade, mas não sei se acabará resultando em anulação", ponderou.

Cidades

Cartórios promovem mutirão de prevenção a golpes na compra de imóveis

A população poderá esclarecer dúvidas sobre doações de imóveis, inventários, partilhas, entre outros

05/11/2026 14h27

Cartórios promovem mutirão de prevenção a golpes na compra de imóveis

Cartórios promovem mutirão de prevenção a golpes na compra de imóveis

Continue Lendo...

Operação

Dois são presos por tráfico em operação que apura ligação com facções em MS

Ação conjunta cumpriu três mandados em Brasilândia e apreendeu maconha, crack e balança de precisão; polícia investiga possível vínculo dos suspeitos com grupos rivais

05/11/2026 14h15

WhatsApp-Image-2026-11-05-at-12.57.56-1536x864

WhatsApp-Image-2026-11-05-at-12.57.56-1536x864 PC/MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).