Cidades

CORUMBÁ

Projeto de Terapia é desenvolvido pelos bombeiros

Projeto de Terapia é desenvolvido pelos bombeiros

Redação

25/11/2012 - 00h00
Notícia sem imagem

O 3º Grupamento de Bombeiros vem desenvolvendo um projeto social envolvendo a participação de cães como tratamento auxiliar de crianças portadoras de necessidades especiais da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Corumbá.

O autor e coordenador do Projeto é o primeiro-tenente bombeiro Fábio Pereira de Lima – cinotécnico e adestrador de cães. Segundo ele, este trabalho apresenta resultados positivos logo nas primeiras semanas.

O projeto teve início em maio deste ano tendo como primeiro cão terapeuta o 'Airon' da raça Golden Retriever, com três anos de idade.

Ele reúne as características necessárias ao projeto por ser dócil, companheiro, obediente e gostar muito de crianças.

“Para ser um cão terapeuta o cão necessita ter sido socializado com pessoas, objetos, lugares e ruídos, precisa se vacinado, ser dócil, obediente”, afirma o tenente. Hoje o Projeto conta com mais dois cães integrando a equipe de cães terapeutas que são: o cão Lucky, da raça Cocker Spaniel e o cão Roit, da raça Beagle.

As sessões de terapia ocorrem as segundas e sextas-feiras e contam com a participação de diversos profissionais da Apae que são: pisicólogos, fisioterapeutas, assistente social, fonoaudiólogo e um Oficial Bombeiro Cinotécnico .

As crianças interagem com os cães desenvolvendo habilidades específicas como motoras, a fala, afetividade, relacionamento pessoal, companheirismo, socialização e memória.

Infraestrutura

Pedágio e qualidade do asfalto afastam caminhões da BR-163

Versão dos que trabalham na estrada corrobora com a queda do tráfego na rodovia de MS no último trimestre, como apontado pela Motiva Pantanal

05/11/2026 08h10

Fluxo na BR-163 teve terceira queda no ano, porém, a mais expressiva até aqui e que ocorreu após “tarifaço” nas praças de pedágio

Fluxo na BR-163 teve terceira queda no ano, porém, a mais expressiva até aqui e que ocorreu após “tarifaço” nas praças de pedágio Fotos: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Educação

Pé-de-Meia Universitário deve começar em 2027 para aluno do CadÚnico

Programa também será universalizado para ensino médio público em março

04/11/2026 23h00

Programa também será universalizado para ensino médio público em março

Programa também será universalizado para ensino médio público em março Fabio Pozzebom / Agência Brasil

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).