Os avanços alcançados na construção e fortalecimento da Política Pública de Assistência Social, bem como a sinalização dos desafios a serem enfrentados estarão em discussão na Semana da Assistência Social que será aberta amanhã (03), a partir das 15h, no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza (Rua Joaquim Murtinho, 5160). A solenidade será aberta pelo prefeito em exercício, Edil Albuquerque, pela secretária de Políticas, Ações Sociais e Cidadania, Nilva Santos e pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Janice Medina.
O evento, promovido pela Sas, contará com a presença de representantes da rede sócioassistencial (órgãos governamentais e não governamentais) e terá o lançamento da Política Municipal de Assistência Social, aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência. A Sas apresentará também o documento que relata o Mapeamento dos Índices de Inclusão/Exclusão Social de Campo Grande que revela os avanços e desafios da implementação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) na capital com o relatório de serviços da proteção social básica e proteção especial.
O Dia Nacional da Assistência Social é comemorado em 7 de dezembro, instituído pela Lei n. 11.162, de 5 de agosto de 2005. Essa data reflete os compromissos e responsabilidades do poder público, sociedade civil e controle social no enfrentamento de vulnerabilidade, risco social e desrespeito aos direitos humanos no âmbito da Política de Assistência Social. De acordo com a secretária de Políticas, Ações Sociais e Cidadania, Nilva Santos, os avanços alcançados por essa Política Pública muito mais que estruturar sistemas, programas e serviços, implicam em alterações no modo de pensar e agir da sociedade e das representatividades das três esferas do poder público.