Cidades

Decoração

Sucesso nos anos 80, móveis de concreto voltam à moda

Sucesso nos anos 80, móveis de concreto voltam à moda

Redação

03/12/2012 - 00h00
Notícia sem imagem

O uso de móveis feitos de concreto voltou à moda. Esses modelos, que faziam muito sucesso nos anos 80, ficaram um tempo no esquecimento, mas agora podem ser encontrados em diferentes tipos de casas. Nos Estados Unidos e na Europa o uso ainda é mais intenso, mas a procura no Brasil tem aumentado. Para o designer Guilherme Torres, de São Paulo, eles têm gostinho de passado. “Eu usei no projeto da minha casa, porque lembram a minha infância”, comenta.

Antes, era muito comum que esse tipo de móvel fosse pintado de branco, mas hoje com frequência se opta por manter a cor natural. “Dá um caráter mais rústico e bruto”, avalia Torres. Em casas de veraneio, por exemplo, cai especialmente bem.

Mesmo o envelhecimento do concreto torna-o chamativo, mais escuro, deixa aparentes as marcas do tempo, diz o designer. “Cada mancha, cada marca é desejável, ao contrário de móveis de madeira, que precisam de manutenção”.

O material pode ser usado em todo tipo de móvel: cama, sofá, mesa, aparador. Torres usou-o, por exemplo, na banheira de sua casa. “Nós fazemos principalmente aparadores”, afirma.
O concreto pode ser uma boa saída para economizar na decoração da casa – é mais barato que a madeira, por exemplo. Outra vantagem é que se destaca quando misturado a itens com outros materiais, como uma mesa de concreto em meio a cadeiras de madeira.

A desvantagem, claro, é que não se pode mudar o móvel de lugar. “Mas eu não acho que isso é decisivo, senão as pessoas não fariam armários embutidos”, brinca Torres.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).