Cidades

"Meca da tecnologia"

Inundação ameaça sede do Facebook no Vale do Silício

Inundação ameaça sede do Facebook no Vale do Silício

Redação

21/12/2012 - 07h27
Notícia sem imagem

A principal sede do Facebook está localizada em um terreno ao lado da Baía de São Francisco, região conhecida por sua beleza, com água por três lados. A área de 23 hectares ocupada pela empresa contém prédios corporativos de dois e três andares em tons de vermelho e laranja, quadras de basquete ao ar livre e bancos do tamanho de sofás em grandes gramados. Logo além da propriedade, no entanto, há um lembrete de que o local possui uma grande desvantagem.

Um dique de quase 2,5 m, construído quando a Sun Microsystems detinha o lugar, nos anos 1970, ainda hoje protege a área próxima à sede da rede social. A barragem coberta de grama detém a água vinda do leste. Outra barricada ao norte bloqueia a maré alta de todos os dias. Enquanto as marés sobem devido às mudanças climáticas, porém, essas proteções não serão suficientes, de acordo com pesquisadores que estudam alternativas para proteger o Vale do Silício.

"O Facebook vai ter de lidar com a subida do nível do mar", afirmou o cientista Eric Mruz. "Será uma grande ameaça, com as projeções de elevação do nível do mar disparando hoje em dia. Eles definitivamente terão de fazer algo com seus diques para proteger sua propriedade", informou ele.

Mais empresas ameaçadas
Outras grandes companhias localizadas na "Meca da tecnologia" californiana também deverão arcar com os efeitos das mudanças climáticas nos próximos anos. Entre elas, os gigantes Google, Yahoo!, Dell, LinkedIn, Intel, Cisco e Oracle. Cientistas preveem que as marés vão subir até 40 cm em meados do século e 1,65 m por volta de 2100. Tempestades devem se intensificar e acontecer de maneira mais frequente, apresentando maiores riscos para empresas e residências dos arredores.

No total, 257 empresas correm "risco significativo", sendo sete ou oito dessas "particularmente vulneráveis". Especialistas afirmam, porém, que o futuro em longo prazo não preocupa as gigantes da tecnologia, já que o ciclo de vida dos produtos feitos no Vale do Silício costuma ser curto. Assim, o local responsável por muitos dos avanços tecnológicos que moldam o futuro ainda tem muito de avançar no que se refere a lidar com o futuro do planeta.

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).