Apresentado como conceito no ano passado, em abril no Salão de Pequim (China) e em setembro no Salão de Paris (França), o Peugeot 2008 enfim tem sua versão final revelada. O modelo, que foi elaborado por designers de Europa, China e América Latina, será produzido em Porto Real (RJ) e lançado entre o final deste ano e o início de 2014.
Além do Brasil, o modelo será feito ainda na França (Mulhouse), onde será lançado primeiro, e depois na China (Wuhan). Chega para concorrer em um segmento efervescente no Brasil, o dos utilitários esportivos pequenos, em que estão Renault Duster e Ford EcoSport. Tem 4,14 metros de comprimento por 1,74 m de largura. Suas linhas são robustas e a silhueta revela boa aerodinâmica.
Seu motor na Europa será 1.2 de três cilindros, capaz de desenvolver 110 cv de potência. Para alcançar essa agilidade, a Peugeot lançou mão da estratégia de downsizing de motores (motores menores, com potência maior) do grupo PSA, já conhecido de inúmeros outros modelos, como o crossover 3008 e mesmo o sedã 508. Por isso não está descartada uma versão turbo de 156 cv. Para o Brasil, o motor deverá ser o 1.6 flex de 115 cv a 122 cv (gasolina e etanol).