No primeiro dia de reabertura do lixão, após o fechamento em dezembro do ano passado, os catadores de materiais reclamaram das novas regras impostas pela prefeitura. Agora, o local não é mais aberto 24 horas, mas das 8h às 18h. A reabertura foi concedida por uma liminar do juiz titular da Vara de Direitos Difusos, Coletivos, Individuais e Homogêneos de Campo Grande, Amaury da Silva Kuklinski.
Ainda conforme as mudanças, os trabalhadores que coletam materiais no lixão precisam apresentar um documento com foto, se identificando como catadores. Também não é permitida a entrada com bicicletas e carrinhos, o que gerou mais reclamações por parte dos catadores.
A ação civil pública a favor da abertura do local é movida pela defensoria pública do Estado.
Em reportagem veiculada hoje (15) pelo Correio do Estado, o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Paulo Douglas Almeida de Moraes, disse que prepara um recurso contra a liminar que, segundo ele, “desprotege o trabalhador, expondo-o a um local insalubre e perigoso”.