Cidades

Cidades

Civic é o preferido dos deficientes

Civic é o preferido dos deficientes

Redação

24/01/2013 - 04h00
Notícia sem imagem

A “Revista Nacional de Reabilitação”, publicação especializada em assuntos como acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, realizou uma pesquisa com leitores e formadores de opinião que elegeram o Honda Civic como melhor veículo para portadores de deficiência. Na pesquisa, que acontece há 15 anos, a Honda e a Toyota costumam liderar as votações, no entanto, este ano o segundo lugar foi dividido entre a Fiat, com a multivan compacta Doblò e a Nissan com a minivan Livina. O sedã Toyota Corolla ficou em terceiro lugar com 15% dos votos.

Na pesquisa são analisados itens como acessibilidade aos comandos de painel, espaço interno e de porta-malas, funcionalidade, conforto, visibilidade, preço e condições de compra, além do atendimento da rede de concessionárias. No último item, a Honda saiu na frente com seu programa Honda Conduz, criado em 1997, que baseia-se em atendimento diferenciado, concessionárias com acessibilidade e uma equipe de de vendedores treinados, que tem garantido o primeiro lugar da marca nos últimos quatro anos (com outro sedã, o City).

É perceptível que a pesquisa reflete os resultados das ações das montadoras em suas participações ativas neste segmento. Segundo o último Censo realizado pelo IBGE, estamos falando de um universo de mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, um nicho que merece atenção dos fabricantes.

 

Posição Modelo Porcentagem
1º Honda Civic 23%
 2º Fiat Doblò e Nissan Livina 17%
 3º Toyota Corolla 15%
 4º  Honda Fit e Chevrolet Cruze 13%
 5º  Ford EcoSport e Renault Duster  9%
 6º  Chevrolet Spin, Renault Sandero e Nissan Gran Livina  7,5%
 7º  Renault Fluence e Honda City  5,5%
 8º  Fiat Palio Weekend e Toyota SW4  4,5%
 9º  Chevrolet Corsa Classic, Volkswagen Fox, Ford Focus, Fiat Uno e Citroën Air Cross  3,5%
 10º  Outros

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).