Cidades

Solenidade

André entrega plano de recuperação do Rio Taquari

André entrega plano de recuperação do Rio Taquari

Redação

06/06/2013 - 07h29
Notícia sem imagem

O governo do Estado entrega hoje (06), para 11 municípios, o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Bacia do Rio Taquari. A solenidade acontece na Governadoria, às 9h, no Parque dos Poderes.

O plano faz parte do conjunto de ações estabelecidas no Programa de Recuperação da Bacia do Taquari, que está subdivido em três projetos: recuperação das matas ciliares, criação de uma rede de viveiros e a gestão de resíduos sólidos.

Em posse do Plano de Gestão integrada de Resíduos Sólidos, os municípios têm condições para captar recursos para a construção de aterros sanitários, unidades de processamento de lixo, investimentos em programas de coleta seletiva e aquisição de equipamentos (caminhões e maquinários) para estruturação do sistema de gestão dos resíduos sólidos. O plano será entregue em uma versão impressa e outra digital.

O plano contempla os municípios de Alcinópolis, Coxim, Camapuã, Corumbá, Costa Rica, Figueirão, Ladário, Pedro Gomes, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Sonora e Bandeirantes.

O coordenador de elaboração do Plano, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Lorivaldo de Paula, destaca que as ações atendem aos dispositivos da Lei federal 12.305, que estabelece que a União, os Estados e municípios devem regularizar a gestão dos resíduos sólidos até agosto de 2014. “O plano atende aos dispositivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e possibilitará que os municípios possam pleitear recursos, junto do governo federal e estadual, para a construção de aterros sanitários e implementação de ações para a gestão dos resíduos sólidos”, afirmou Lorivaldo.

Inicialmente, o plano prevê quatro soluções consorciadas para criação de aterros sanitários: um aterro consorciado em Corumbá, que atenderá Corumbá e Ladário; um aterro consorciado nas proximidades do posto São Pedro, na BR-163, que atenderá os municípios de Bandeirantes, São Gabriel do Oeste e Camapuã; um aterro nas proximidades do Posto Recreio, que atenderá os municípios de Rio Verde, Coxim, Sonora e Pedro Gomes e um aterro em Alcinópolis, que atenderá os municípios de Alcinópolis, Costa Rica e Figueirão.

Durante a solenidade de entrega do Plano Integrado de Gestão de Recursos Sólidos, o governo do Estado assinará um decreto de adesão ao Pacto das Águas, estabelecido pela Agência Nacional de Águas (ANA), com o objetivo de captação de recursos para financiamento de projetos e ações destinadas à gestão dos recursos hídricos em Mato Grosso do Sul.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).