Cidades

Cinema (d)e Horror

Sessão especial sobre conflitos indígenas

Sessão especial sobre conflitos indígenas

Redação

07/06/2013 - 00h00
Notícia sem imagem

O projeto Cinema (d)e Horror, uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) exibe uma edição especial neste sábado (08), com o filme “Terra Vermelha”, às 15h, na sala Rubens Corrêa, do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada é franca e o filme tem classificação de 12 anos.

Dirigido por Marco Becchis, o longa-metragem é uma produção ítalo-brasileira de 2008 que trata de conflitos indígenas, um tema muito propício no momento em que se discute a questão de terras no estado de Mato Grosso do Sul.

O filme denuncia a miséria, a violência e o processo de genocídio a que estão submetidos os Guarani-Kaiowá, que se encontram confinados em pequenas aldeias, em Mato Grosso do Sul, e lutam para reconquistar seu Tekohá, territórios tradicionais onde se processam o “Teko”, o modo Guarani de existir. Após a apresentação do filme haverá um debate que será mediado por Patrik Adam, graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O projeto Cinema d(e) Horror está em seu 6º ano, é coordenado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos da UFMS, e por Carol Sartomen, Mestra em Estudos de Linguagens pela UFMS.

Geralmente tem duas exibições mensais e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS ou convidados especiais para as exibições e debates de filmes que tratam da categoria "Horror" no plano das artes, contando também com a participação da sociedade campo-grandense.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).