Cidades

IDENTIDADE

Comissão aprova gratuidade na emissão de 1ª via

Comissão aprova gratuidade na emissão de 1ª via

Redação

17/07/2013 - 00h00
Notícia sem imagem

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação, em sua última reunião do primeiro semestre, realizada ontem (16) no plenarinho Nelito Câmara, aprovou sete projetos e distribuíram cinco. Entre os aprovados está o de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a gratuidade de emissão da primeira via da carteira de identidade no âmbito de Mato Grosso do Sul.

A proposta deu entrada na Casa pela manhã e ontem mesmo foi relatada com parecer favorável pelo presidente da comissão, deputado Marquinhos Trad (PMDB). Ele determinou ao Departamento de Comissões da Assembleia que providencie o encaminhamento do projeto para 1ª e 2ª discussões e votações na sessão de amanhã para que a matéria seja aprovada antes do recesso.

Conforme o Poder Executivo, a medida atende a imposição da lei federal 7.116, de 29 de agosto de 1983, que assegura validade nacional às carteiras de identidade e regula sua expedição. No terceiro parágrafo do segundo artigo consta que é gratuita a primeira emissão do documento, de acordo com a inclusão da lei 12.687, de 18 de julho de 2012.

Atualmente, as pessoas que solicitam a emissão da primeira via da identidade em Mato Grosso do Sul têm que desembolsar R$ 26,65, de acordo com o Instituto de Identificação, órgão ligado à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

risco

Vídeo expõe buraqueira perto de ponte na rodovia MS-156

Caminhoneira afirma que houve tapa-buracos há poucos dias na rodovia, mas vídeo demonstra trecho próximo a ponte completamente esburacado

05/11/2026 12h35

Vídeo expõe buraqueira em MS-156

Vídeo expõe buraqueira em MS-156 Redes sociais

Continue Lendo...

Oportunidade

IBGE abre seleção para contratar 490 recenseadores em MS

Contratados serão responsáveis por identificar, localizar e visitar estabelecimentos agropecuários em suas respectivas regiões

05/11/2026 12h30

IBGE abre seleção para contratar 490 recenseadores em MS

IBGE abre seleção para contratar 490 recenseadores em MS Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).