Cidades

Cidades

Teste reprova 65% dos estúdios de tatuagem

Teste reprova 65% dos estúdios de tatuagem

Redação

07/08/2013 - 11h30
Notícia sem imagem

Levantamento feito pelo Instituto Emílio Ribas mostra que a maioria dos estúdios de tatuagem da capital não seguem as normas de higiene e segurança exigidos pela Secretaria de Estado da Saúde. Nos 71 estúdios de tatuagem e body piercing mapeados, 65% dos tatuadores não estavam protegidos contra a hepatite B.

E não é por falta de informação: 87% dos profissionais afirmam que sabem do risco de contrair o vírus da hepatite trabalhando. Para se proteger, deveriam tomar três doses da vacina contra a doença. 

Segundo o infectologista, Roberto Focaccia, as transmissões mais comuns em estúdios de tatuagem são de hepatite do tipo B e C. A contaminação ocorre pelo contato de uma agulha contaminada com a pele, e pela reutilização de tinta.

O estudo apresentou outro dado preocupante: 70% dos profissionais lavaram as mãos antes de tatuarem sem técnicas adequadas para controle de infecção (como o uso de álcool-gel). E 26% sequer lavaram as mãos. 

Para Focaccia, os riscos vão além das hepatites virais. “Lavar a mão de forma inadequada é algo grave, que aumenta os riscos”.

O descarte do material também é inadequado: 83% dos locais visitados não solicitam coleta para resíduos sólidos de saúde. Todo o material vai parar no lixo comum, colocando em risco lixeiros e catadores.

Os tatuadores negam os riscos. “Temos regras rigorosas de higiene. Para entrar no ramo, não é só colocar a luva e sair tatuando. Tem que saber mexer na autoclave, lavar as mãos muito bem e usar lixeiras apropriadas para o descarte”, afirma o tatuador Sick Vieira, de 29 anos.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).