Cidades

Cidades

Carro-bomba explode e deixa 37 mortos em mercado

Carro-bomba explode e deixa 37 mortos em mercado

Redação

29/09/2013 - 17h30
Notícia sem imagem

Pelo menos 37 pessoas morreram e mais de 80 ficaram feridas após um carro-bomba explodir hoje em uma zona comercial de Peshawar, no noroeste do Paquistão. Este é o terceiro grande atentado na cidade em uma semana. No total, mais de 130 pessoas morreram nas ações anteriores.

Há dois dias, um homem-bomba explodiu em um ônibus que levava funcionários do governo local, matando 18 pessoas. O mais violento ataque aconteceu em uma igreja cristã no último domingo e deixou mais de 80 mortos.

O atentado aconteceu na área comercial de Qissa Khwani por volta das 11h locais (3h em Brasília). Segundo autoridades locais, um carro com cerca de 200 kg de explosivos foi detonado por um dispositivo acionado por controle remoto.

A maioria das vítimas é de consumidores de um mercado próximo ao local onde o carro estava estacionado, incluindo mulheres e crianças, que tiveram seus corpos carbonizados. Os feridos, em grande parte com graves queimaduras, foram levados em veículos particulares até o hospital mais próximo.

A polícia afirma que, antes da detonação da bomba no carro, aconteceu uma pequena explosão, "seguramente uma granada". Os agentes ainda investigam se o alvo foi o mercado ou uma delegacia da polícia que fica ao lado do centro comercial.

Enquanto o conselheiro regional de Informação, Shaukat Yusufzai, afirmou ao jornal "Dawn" que o alvo era a delegacia, o chefe da unidade antibombas, Shafqat Malik, disse ao canal Geo que o plano dos terroristas era atacar o mercado.

"A estação policial não parece ter sido o principal alvo do ataque, pois não está muito perto do local da explosão."

Forças de segurança isolaram a região, que teve lojas, prédios e veículos destruídos. Em comunicado, o primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, condenou a ação de maneira enérgica e chamou os que cometem esse tipo de ação de "carentes de humanidade".

Peshawar é a capital da Província de Khyber-Pakhtunkhwa, que faz fronteira com o Afeganistão. A região é um dos locais que abriga tribos ligadas ao grupo armado Taleban e à rede terrorista Al Qaeda, além de outros grupos menores. A cidade é um dos principais cenários de atentados no país asiático. 

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).