Depois de não entrarem em acordo com o governador André Puccinelli ontem (2), em reunião para discutir a política salarial do magistério, integrantes da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) cumpriram a promessa de paralisação nesta terça-feira (3). No Estado, 75% das escolas da Rede Estadual de Ensino estão fechadas. Em Campo Grande, não foi divulgado o número exato, mas as principais também não abriram as portas.
Nesta manhã, uma comissão da Fetems foi em carreata até a Assembleia Legislativa para pedir apoio aos deputados. De lá, a categoria se reúne para falar sobre a possibilidade de greve em 2014, já que está disposta a não iniciar o ano letivo, caso a política salarial não seja definida até lá.
A proposta da Fetems é estabelecer mecanismos que possibilitem a implantação do Piso Salarial do Magistério por 20 horas semanais. A política é debatida nesse período, diferentemente dos outros servidores estaduais, pois a data base da categoria é 1° de janeiro e ainda existe a necessidade das mudanças serem votadas pela Assembleia Legislativa. Atualmente o Piso Salarial do magistério estabelecido na Rede Estadual é de R$ 1.810,05, para uma jornada de 40 horas.