Cidades

alagamentos

Córregos e rios da Capital têm 12 pontos de risco

Córregos e rios da Capital têm 12 pontos de risco

Redação

04/12/2013 - 00h00
Notícia sem imagem

O problema começa no córrego Sóter, ainda em sua nascente, que fica dentro do parque de mesmo nome, no Bairro Carandá Bosque. Lá, bancões de areia tomaram o lugar do leito d’água. Problemas como esse, de assoreamento, e também a falta de estrutura que provoca alagamentos e, ainda, erosões às margens tomam conta de, pelo menos, 12 trechos dos quatro principais córregos que cortam Campo Grande, segundo reportagem na edição desta quarta-feira (04) do jornal Correio do Estado.

A reportagem percorreu, do início ao fim, os córregos Sóter, Segredo e Prosa, e também o rio Anhanduí, em seus trechos na zona urbana da Capital. Estes são os cursos d’água considerados os mais importantes, pois atravessam boa parte da área urbana da Capital, abrangendo quase todas as regiões.

São importantes, também, porque recebem a água das chuvas e da drenagem de muitos bairros, o que transforma esses córregos em grandes bacias, que, em alguns casos, não suportam o volume de água, provocando alagamentos. 

Segundo a reportagem de Lucia Morel, no caso do assoreamento da nascente do Sóter, que já é um problema que se arrasta há alguns anos, a gravidade não está apenas no desaparecimento da corrente de água, mas também no que essa situação provoca mais à frente, onde o córrego ainda possui água em abundância.

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).