Cidades

ESTAÇÃO

Verão começa e previsão é de chuva acima da média

Verão começa e previsão é de chuva acima da média

Redação

21/12/2013 - 11h00
Notícia sem imagem

O verão no Hemisfério Sul começou hoje (21) pontualmente às 14h11min, horário de Mato Grosso do Sul. A estação, marcada pelas elevadas temperaturas e as constantes chuvas, segue até o dia 20 de março de 2014.

Em Mato Grosso do Sul, segundo o meteorologista Natálio Abrahão os totais mensais de chuva para os meses de janeiro, fevereiro e parte de março podem ficar acima das médias históricas de cada região, com exceção da região oeste e noroeste de Mato Grosso do Sul. “No centro-sul, há ocorrência de complexos convectivos de meso-escala. Nos meses de dezembro, janeiro ao início de março, esses sistemas provocam grande volume de chuva em curto espaço de tempo, ocorrendo ameaças de enchentes e inundações”, alerta.

Conforme o prognóstico para o período, divulgado pela Estação Meteorológica da Universidade Anhanguera-Uniderp, a estação tem o maior regime de chuvas do ano. As temperaturas apresentam máximas acima dos 30 graus na maior parte do Estado.

Brasil

Segundo o site de meteorologia Climatempo, as características meteorológicas do verão já são observadas sobre o Brasil há quase um mês. A maior parte do país está sob influência de ar úmido e quente, o que facilita a formação de nuvens carregadas provocando fortes pancadas de chuva, com raios e até ventania e granizo.

A estação também é caracterizada por dias mais longos do que as noites, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPtec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Isso acontece porque a superfície terrestre fica exposta à luz solar por um período maior do que nas demais estações do ano.

De acordo com o Climatempo, na semana passada, uma forte frente fria avançou sobre o Centro-Sul do Brasil e ajudou a formar a Zona de Convergência do Atlântico Sul, um sistema meteorológico típico do verão. As áreas de instabilidade da zona estão há mais de uma semana paradas sobre o país e são responsáveis pelas chuvas sobre o Espírito Santo, o norte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e áreas do Nordeste.

Ainda de acordo com o Climatempo, a situação é de alerta para chuva forte em todos os estados do Sudeste, do Centro-Oeste e em quase todo o Norte. Apenas Roraima tem predomínio de sol. No Nordeste, pode chover forte na Bahia. O Sul tem calor intenso, sol e poucas pancadas de chuva.

*Editada às 14h13min para atualização de informações

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).