A Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde realizou na semana passada o Fórum Perinatal e a reunião do Grupo Condutor Regional da Rede Cegonha. Os eventos discutem estratégias para aprimorar o atendimento às gestantes de Dourados e região.
A reunião do grupo condutor realizada no Plenário José Serveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal), foi na terça-feira. Na ocasião, gestores de Dourados e dos 33 municípios que compõe a macrorregião discutiram o Mapa de Vinculação da Gestante.
O mapa pretende aprimorar a organização do fluxo de atendimento e encaminhamento de gestantes a Dourados para atendimento no HU (Hospital Universitário) e CAM (Centro de Atendimento à Mulher). Além disso, pretende apontar o que há de estrutura em cada município da região e buscar a descentralização de algumas atividades para outras cidades mais próximas de onde estão as parturientes.
“Esse mapa é dinâmico e vai ser elaborado e discutido de forma periódica, sempre de acordo com a evolução da estrutura para atendimento às gestantes nas cidades”, explicou Cristiane Kruger, coordenadora do Núcleo de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde. As reuniões do grupo vão ocorrer mensalmente.