Cidades

Cidades

Ao menos dois trechos de ferrovias devem ser licitados em 2014

Ao menos dois trechos de ferrovias devem ser licitados em 2014

Redação

27/12/2013 - 17h55
Notícia sem imagem

O governo acredita que conseguirá licitar duas ferrovias no primeiro semestre do ano que vem, segundo a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil).
Uma delas é a Ferrovia de Integração Centro-Oeste, conhecida como Fico. A ministra disse ser possível ainda leiloar outro trecho, mas não quis nomeá-lo.

É no primeiro semestre quando há chances maiores de que ocorram leilões, já que em outubro há eleições. Hoffman disse que não existem restrições legais para realizar licitações no fim do ano, mas não caberia a ela avaliar a "oportunidade política" de realizá-las.
"O segundo semestre termina em dezembro, a eleição se resolve em outubro", afirmou.

O projeto de privatização de ferrovias foi lançado em agosto de 2012 pela presidente Dilma Rousseff. A ideia era conceder 10 mil quilômetros de vias até setembro de 2013, com investimentos de R$ 91 bilhões ainda neste ano.

Até agora nenhuma ferrovia foi concedida. O modelo foi considerado complexo, faltaram estudos detalhados e houve questionamentos tanto do setor privado quanto do TCU (Tribunal de Contas da União) em relação aos investimentos projetados para os trechos.

"Em alguns casos, o Tribunal é bastante exigente e vai a muitos detalhes. Imagino que por ser um projeto novo de ferrovias. Estamos buscando nos adequar. Não é condicionante, como no caso dos portos, mas avaliamos que, por ser a primeira licitação de ferrovias, colocaremos na rua após o retorno do Tribunal [em janeiro]", afirmou.

A Valec fez "estudos de referência" para os leilões de ferrovias. Mas eles foram considerados insuficientes. Para destravar o plano, o governo irá encomendar estudos mais detalhados, por meio de PMI (Proposta de Manifestação de Interesse), mecanismo que agiliza a contratação do serviço.

"Os estudos de referência não têm sido suficientes para dar segurança ao TCU e nem ao mercado. Avaliamos que teríamos [sucesso] pela experiência que tínhamos em outras modalidades", afirmou.

Segundo ela, há insegurança especialmente em relação ao montante de investimentos que será necessário.

"No caso de ferrovias, boa parte dos trechos é 'greenfield' [empreendimento construído do zero] e isso dá insegurança. Estamos conversando com TCU e com mercado para ver o que precisamos fazer de especificação", afirmou.

Hoffmann disse que apenas alguns dos 14 trechos de ferrovias listados no PIL (Programa de Investimentos em Logística) serão escolhidos para a contratação de projetos num primeiro momento. Em janeiro, serão quatro trechos.

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).