Cidades

Ladário

Monumento histórico é alvo de vandalismo

Monumento histórico é alvo de vandalismo

Redação

04/01/2014 - 11h06
Notícia sem imagem

Recentemente entregue ao município de Ladário, através da Marinha do Brasil, totalmente reestruturado, o novo busto do Barão de Ladário, onde abriga a imagem de José da Costa Azevedo, também patrono municipal e um dos pontos turísticos da cidade, foi alvo de vandalismo nos últimos dias. A estrutura foi rabiscada com tinta da cor vermelha e com marcas de pés.

“Vamos apurar o caso e buscar os culpados. Isso não pode acontecer. A população, melhor do que ninguém deve ajudar a preservar os monumentos, nossos pontos turísticos. É a história da nossa gente, da nossa cidade”, afirmou o prefeito José Antonio Assad ao falar sobre o desrespeito com o patrimônio histórico da cidade.

O novo monumento foi desenhado pelo arquiteto Arthur Emanuel, e têm 2,5m de altura e mais 80 cm do busto de José da Costa Azevedo, na cor dourada e uma placa alusiva a região. Segundo o arquiteto, a estrutura tem a proposta de indicar a direção do município de Ladário, que está localizado na região oeste de Mato Grosso do Sul e também dar as boas vindas para quem visita a cidade.

A ação de recuperação do busto de Ladário deve acontecer na próxima semana, foi o que informou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jorge de Castro. “Vamos realizar a limpeza do local e pintar novamente. Além disso, até o final deste mês, a iluminação será implantada para que as pessoas possam usufruir de mais um ponto turístico da região. Lamentamos o episódio e pedimos a colaboração da própria população”, disse.

Monumento faz parte da história de Ladário

O trabalho foi realizado pela Marinha do Brasil, que disponibilizou 10 homens para ajudar na reestruturação do monumento, em parceria com a secretaria de Obras de Ladário.
José da Costa Azevedo

Foi almirante brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro, em 20 de novembro de 1825 e morreu em 24 de outubro de 1904. Prestou inúmeros serviços à Marinha na Guerra do Paraguai e, mais tarde, colaborou na reforma do aprendizado na Escola da Marinha; tratou dos problemas de fronteira com o Peru, Uruguai e Guiana Francesa. Após a Proclamação da República, conseguiu por duas vezes eleger-se Senador pelo Amazona. Escreveu várias obras importantes sobre o Brasil, com relação ao setor geográfico. 

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).