Cidades

SAÚDE

Lei acaba com longa espera por atendimento

Lei acaba com longa espera por atendimento

Redação

05/01/2014 - 00h00
Notícia sem imagem

A Prefeitura de Campo Grande tem 90 dias para regulamentar e outros 180 para colocar em prática uma lei promulgada pela Câmara de Vereadores que prevê o tempo máximo de espera para atendimento de pacientes nas unidades públicas e privadas de pronto atendimento em saúde da capital. Nenhum paciente poderá esperar mais de quatro horas para ser atendido, nos casos não graves. Já as emergências devem ser atendidas em no máximo cinco minutos.

Pelo texto, o atendimento aos pacientes será dividido em cinco categorias distintas, levando-se em conta a gravidade. Em no máximo cinco minutos, aqueles que forem classificados como pacientes de emergência deverão ser atendidos; em até 15 minutos deverão ser atendidos os classificados como muita urgência; quem tiver sido identificado pela triagem como paciente apenas de urgência, pode esperar até uma hora.

As outras categorias são: pouca urgência e não urgência, sendo que os primeiros, obrigatoriamente, terão que receber atendimento em no máximo duas horas e os últimos em até quatro horas. A lei 5.258 de 2 de janeiro de 2014 foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (3), e é de autoria da vereadora Graziela Machado (PR), sendo promulgada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Mário César (PMDB).

Tanto a rede privada de saúde quanto a pública, ficam obrigadas, conforme a lei, a prestarem contas, através de relatórios, dos atendimentos realizados, informando a classificação de urgência. Além disso, essas unidades deverão afixar em local visível o tempo limite de espera conforme a classificação. 

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).