Cidades

DICAS

Batidas na parede ajudam a identificar vazamentos; veja como

Batidas na parede ajudam a identificar vazamentos; veja como

Redação

02/03/2014 - 01h00
Notícia sem imagem

Vazamentos são o tipo de “ameaça invisível” que pode causar grandes estragos sem que ninguém perceba, como mofo, umidade, descolamento de azulejos e da pintura, comprometimento de paredes e uma conta de água nas alturas. Tudo isso, no entanto, pode ser evitado utilizando técnicas simples para identificar problemas no encanamento, como testes nas torneiras e batidas nas paredes. Veja a seguir algumas dicas da Sabesp para descobrir se está tudo em ordem com as instalações hidráulicas da casa.Fique sempre atento para os indícios mais visíveis, como manchas de infiltração, mofo ou poças d’água se formando em algum ponto da residência. Mudança da coloração do revestimento ou desprendimento de azulejos e pintura também podem ser sinais de vazamento.

Às vezes, porém, o problema é nos canos e não deixa sinais visíveis do lado de fora da parede. Nesses casos é preciso realizar alguns testes simples. Se a casa for abastecida pela caixa d’água, feche todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não use os sanitários. Depois disso, feche a torneira de boia da caixa e marque o nível da água presente nela. Se, depois de uma hora, esse nível baixar, é sinal de que há problemas no sistema.

Se os canos forem alimentados diretamente pela rede, feche o registro localizado na parede, abra uma torneira alimentada por ela (geralmente a do tanque) e espere a água parar de sair. Quando isso acontecer, coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se o líquido for sugado, há vazamento.

Para encontrar o local exato do problema, o ideal é fazer o teste da batida na parede. Porém, para que ele seja é eficaz, é preciso saber onde passam os canos. O teste é simples, e consiste em bater em toda a extensão do encanamento para verificar se o som é diferente em alguma parte. Um ruído anormal indica a possibilidade vazamento.

Finalmente, para saber se existem problemas na válvula ou na caixa de descarga, jogue borra de café no vaso sanitário. Se ela não ficar depositada no fundo, significa que existe vazamento no sistema.  

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

Manifesto

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

Manifesto assinado pelas 27 seccionais aponta falta de definições e risco de aumento de custos; em MS, entidade cita impactos para pequenos empresários e produtores

05/11/2026 14h41

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027

OAB pede adiamento para 2028 de mudanças da reforma tributária previstas para 2027 reprodução/OAB

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).