Um tremor de magnitude 8,2 atingiu a costa do Chile na noite desta terça-feira (1º), informou o Serviço Geológico dos EUA, o USGS. Segundo o centro, o epicentro do tremor - que teve a magnitude reajustada de 8 para 8,2 - ocorreu a uma profundidade de 10 km, a 99 km da costa da cidade de Iquique, na província de mesmo nome. Segundo a agência de notícias Reuters, há alerta de tsunami para toda a costa latina do Pacífico.
De acordo com o site do jornal “El Mercurio”, do Chile, nas regiões das cidades de Arica, Parinacota e Tarapacá, a população ficou com medo e foram registrados congestionamentos de carros que buscavam áreas mais seguras. O Sistema Nacional de Alarme de Maremotos (SNAM) disse que a alteração gerada pelo tremor já teria começado a chegar à região de Pisagua, também no norte chileno, onde há ondas de 1,5 metro.
Um vídeo divulgado pelo jornal local "La Tercera" mostra o momento do tremor no escritório do jornal. (VEJA ABAIXO)
O governo chileno pediu uma retirada preventiva da região da costa norte, segundo informou o centro nacional de emergência em seu site.
O alerta diz que além do Chile, as regiões costeiras do Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Nicarágua estariam em risco.
Um tsunami de até 1,92 m poderia atingir a cidade de Pisagua, no Chile, em até 44 minutos após o terremoto. Em 2010, um tremor de magnitude 8,8 gerou um tsunami que causou grandes danos nas regiões centro-sul do país e matou centenas de pessoas.