A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lança, amanhã (14), o Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas. A solenidade de abertura acontece a partir das 8h30min no Auditório do Centro de Formação Lúdio Martins Coelho, da Semed, e contará com palestra do Juiz Federal Odilon de Oliveira.
A iniciativa é resultado de parceria firmada entre o Juiz Federal da 3ª Vara Criminal de Campo Grande, Odilon de Oliveira e Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Educação. Essa primeira palestra ministrada pelo juiz terá como tema “Desafio da docência no mundo atual”
O projeto que tem como tema central “Família e Escola na Construção de um Mundo Melhor”, terá também palestras voltadas para os pais e alunos e vão acontecer em escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).
O projeto tem como objetivo promover a integração família/aluno/escola, visando o resgate dos valores éticos, morais, culturais e cidadania. Valores estes considerados indispensáveis na formação integral do indivíduo para uma convivência social mais justa.
A intenção da iniciativa é promover ainda o fortalecimento da participação da família na escola como meio eficaz na prevenção do uso de drogas. De acordo com os organizadores do projeto, a participação familiar é uma necessidade contemporânea e vislumbrada por todos que fazem parte do contexto escolar.
As palestras destinadas aos pais e alunos vão abordar vários aspectos, dentre eles: o nível de violência no Brasil; os efeitos do uso de drogas; o fortalecimento do vínculo familiar e o diálogo autêntico entre pais e filhos. Irão destacar também o compromisso ético com os problemas sociais, o cenário do consumo de drogas e os deveres dos pais e dos filhos.