Cidades

perigo

Com o aparecimento de escorpiões, CCZ emite alerta

Com o aparecimento de escorpiões, CCZ emite alerta

Redação

10/05/2014 - 14h37
Notícia sem imagem

A Secretaria de Saúde através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) alerta para os procedimentos a serem adotados pela população de Dourados quando encontrar ou for alvo de picadas de escorpião. Também é importante adotar estratégias de prevenção, tanto que o órgão realiza um trabalho de orientação nas casas.

Os escorpiões são animais peçonhentos que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda. A picada é quase sempre acidentai e ocorre quando as pessoas entram em contato com locais onde estão escondidos.

O animal pode ser encontrado em ambientes habitados pelo homem, principalmente próximos a córregos, cemitérios, construções e terrenos baldios. Eles se escondem próximos às residências, entulhos, embaixo de pedras, mato, lixo, tijolos, telhas e madeiras.

Dentro das casas, a atenção em especial deve ser na saída de esgoto, ralos e caixa de gordura, pois os escorpiões procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas. Por isso, a importância de se combater o aparecimento desses insetos, que se tornam atrativos.

A prefeitura está fazendo sua parte e orientando moradores. No bairro Jardim Santo André, por exemplo, foram percorridos nos dias 28 e 29 de abril, em regime de mutirão, 22 quarteirões onde 502 casas foram vistoriadas pelos agentes do CCZ. Ainda foram notificados proprietários de terrenos baldios, residências, comércios e outros, que estavam em desconformidade com a lei nº 2850, chamada Lei da Dengue e Febre Amarela.

Em caso de acidentes com os escorpiões, as pessoas devem procurar imediatamente uma unidade de saúde. Quando houver picada, é preciso ainda lavar bem o local atingido com água e sabão, antes de buscar atendimento. O CCZ ainda deve ser avisado rapidamente sobre o aparecimento do animal através do telefone 3411-7753.

DICAS PARA EVITAR ESCORPIÕES:

Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-las;
Limpe periodicamente ralos de banheiros, cozinha e caixas de gordura;
Mantenha camas e berços afastados, no mínimo 10 centímetros da parede;
Evite que lençóis toquem no chão;
Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;
Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;
O acidente ocorre, geralmente, quando a pessoas encosta a mão ou pé no escorpião.
Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências.
Evite a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento dos escorpiões como restos de obras, materiais de construção e terraplanagem, que possam deixar acúmulo de entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc.;
Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;
Mude, periodicamente, de lugar materiais de construção que estejam armazenados e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização do trabalho;
Retire de paredes e muros plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras;
Limpe terrenos baldios;
Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões, entre outros animais;
Mantenha jardins e gramados aparados e bem cuidados.
Elimine fontes de alimento para os escorpiões (baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados).

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).