Cidades

CONFLITO

ONU retira dezenas de funcionários do Iraque

ONU retira dezenas de funcionários do Iraque

Redação

16/06/2014 - 18h15
Notícia sem imagem

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou hoje (16) a retirada de dezenas de funcionários de Bagdá, capital iraquiana, como medida de precaução, por causa do agravamento da situação de segurança no país. Segundo a ONU, 58 dos 200 funcionários internacionais que trabalham para a organização em Bagdá estão sendo reinstalados temporariamente em outras áreas fora da capital.

Os 58 empregados seguiram nesta segunda-feira de Bagdá para a capital da Jordânia, Amã, e serão reinstalados em Erbil, no Iraque, informou o porta-voz da ONU, Farhan Haq. “Outros movimentos desse tipo poderão ocorrer nos próximos dias”, disse Haq, ressaltando que a ONU “continuará seu trabalho no Iraque”.

Ainda hoje, a Arábia Saudita acusou o primeiro-ministro xiita iraquiano Nouri Al Maliki de ter conduzido o Iraque à beira de um precipício pela sua política de exclusão dos sunitas e exigiu a formação de um governo de unidade nacional.

Na primeira reação oficial desde a ofensiva "jihadista" no Iraque, o governo saudita declarou-se "contra toda ingerência externa nos assuntos internos do seu vizinho”, em alusão a uma possível intervenção do Irã, seu adversário na região, e aos Estados Unidos, para conter o avanço dos islamitas radicais.

Para a Arábia Saudita, país com importante influência no mundo árabe, a ofensiva dos "jihadistas" e de outros grupos sunitas que, em poucos dias, controlaram importantes regiões do território, foi provocada “pela política confessional e de exclusão” conduzida há vários anos por Maliki.

O governo saudita exigiu “medidas que garantam a todo o povo iraquiano uma verdadeira participação” na gestão dos assuntos públicos e considerou que a única saída para a crise consiste na “rápida formação de um governo de unidade nacional" onde Maliki não terá lugar.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).