A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu recentemente um aviso sobre a existência de uma área reservada para o voo de drones (aviões não tripulados), próxima a Santos (SP), onde aconteceu o acidente com o avião em que viajava a comitiva do candidato à Presidência Eduardo Campos. No entanto, a FAB explicou que esse alerta não diz que haveria um veículo aéreo não tripulado voando no momento do acidente.
A hipótese de que o avião de Eduardo Campos tenha colidido com um drone antes de cair em Santos, no litoral de São Paulo, não está totalmente descartada.
Ao fazer o plano de voo, antes de decolar, todos os pilotos recebem um aviso dos aeronavegantes, chamado de Notan, que diz quais são as restrições no espaço aéreo de sua rota.
Segundo a FAB, o aviso sobre os drones foi emitido para o período entre os dias 11 e 31 de agosto e a área ativada fica a cerca de 20 quilômetros da pista de pouso do aeródromo de Guarujá, em Santos, “bem distante da possível trajetória percorrida pelo PR-AFA no dia 13 de agosto”, disse a FAB, em nota.
A equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) prossegue na investigação do acidente. A degravação da conversa entre os pilotos ainda não tem prazo para ser concluída.
Cidades
MOrte presidenciável
FAB alertou para área de Santos reservada a drones
FAB alertou para área de Santos reservada a drones
Inspeção surpresa
TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande
Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital
04/11/2026 18h55
Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS
Nova Etapa
Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS
Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários
04/11/2026 18h02
Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES