Cidades

Educação

Projeto do IFMS atende <br>pessoas com deficiência visual

Projeto do IFMS atende <br>pessoas com deficiência visual

Redação

01/11/2014 - 16h00

A conquista do prêmio de melhor protótipo na Feira de Ciências e Tecnologia do Estado (Fecintec) garantiu a participação de estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, na exposição da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em Brasília, no mês de outubro.

Os estudantes Fernanda de Barros Vidal e Pedro de Brito Espinosa - ambos alunos do terceiro ano do curso técnico em informática no campus Campo Grande (MS) - criaram uma placa de estimulação tátil de auxílio para pessoas com deficiência visual, a fim de facilitar a aprendizagem da assinatura e do alfabeto romano.

“Ao buscarmos um tema para o trabalho de conclusão de curso (TCC), percebemos que tínhamos interesse de trabalhar com um grupo que possuísse algum tipo de limitação”, explica Fernanda.

Foi então que, por sugestão de um professor, eles resolveram se dedicar ao tema da deficiência visual. “Esse professor nos falou da possibilidade de tratarmos dessa temática com José Aparecido da Costa, que tem deficiência visual congênita, com quem ele havia trabalhado, durante dez anos, no Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC).

Por sugestão de José Aparecido que os dois acabaram por seguir esse caminho, que resultou em um projeto premiado, que utiliza a vibração para auxiliar pessoas com deficiência visual a sentir a formação da letra.

“Começamos a estudar e pesquisar para ver quais as melhores possibilidades. Fomos adaptando até chegar aonde estamos hoje”, ressalta Fernanda. “Nossa intenção, com esse projeto, é oferecer uma tecnologia assistiva a pessoas com deficiência visual,” resume Pedro.

O projeto foi orientado pelo professor de informática Luiz Fernando Delboni Lomba. Há sete anos no magistério, ele dá aulas tanto no curso de técnico em informática quanto no curso de tecnologia para sistemas de inteligência.

Segundo ele, outra dupla de alunos desenvolveu um projeto para medir a intensidade sonora. “O dispositivo colocado na sala de aula pode indicar, por meio de luzes coloridas, como em semáforo, se o som está alto demais, baixo demais ou adequado aos ouvidos”, esclarece o professor.

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

Nova Etapa

Fazenda de R$ 95,7 milhões vira assentamento da reforma agrária em MS

Após aquisição da propriedade em Jaraguari, Incra oficializa criação de assentamento com quase 2 mil hectares e autoriza início da seleção dos beneficiários

04/11/2026 18h02

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS.

Visita de Lula ao Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, antecedeu a compra da fazenda que agora será destinada a 276 famílias em MS. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).