Cidades

FESTA

Três municípios comemoram aniversário neste sábado

Cidades estão em festa para celebrar data da emancipação

Redação

20/12/2014 - 00h00

Os municípios de Dourados, Caarapó e Nova Andradina comemoram aniversário de emancipação político-administrativa neste sábado (20).

Dourados

A segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul comemora 79 anos. Dentro do evento "Dourados Brilha", que começou no dia 1º de dezembro, haverá sorteio dos prêmios do IPTU 2014, às 19h. Para as 21h, está marcado um show com Douglas Davi. Todos os eventos serão na Praça Antonio João. 

Nova Andradina

Hoje, a cidade comemorá seu 56º aniversário. Em 1955, quando Antônio Joaquim de Moura Andrade contratou o agrimensor Mario Y. Tsuzi para planejar a cidade, dois nomes foram cogitados: Andradinópolis ou Cidade do Baile. A primeira opção foi uma derivação de Andrade, seu sobrenome, e a segunda devido ao fato de a gleba estar em áreas que antes pertenciam à Fazenda Baile, porém, ambos os nomes foram rejeitados. 
 
Quando os rumores sobre a criação da nova cidade se espalharam, o nome atual ganhou força, uma vez que, no Estado de São Paulo, já havia uma cidade chamada “Andradina”, fundada pelo mesmo idealizador, Antônio Joaquim de Moura Andrade, e o povo que já residia por aqui, naturalmente passou a chamar a cidade a ser criada de uma “Nova” “Andradina”, que no início pertencia à comarca de Rio Brilhante, na época, estado de Mato Grosso. 

Caarapó 

Caarapó também completa 56 anos hoje. A primeira povoação a surgir na região se chamou Santa Luzia, atualmente Vila Juti. Foi implantada pela Cia. Mate Laranjeira, como ponto de pouso para tropeiros e ervateiros em 1927.

Nazário de Leon e Manoel Benites fundaram um povoado que é, atualmente, a cidade de Caarapó. Foi elevada a distrito pela Lei nº 7188, de 16/11/1948, e o município foi criado pela Lei nº 1.190, de 20/12/1958. 

Cidades

Cartórios promovem mutirão de prevenção a golpes na compra de imóveis

A população poderá esclarecer dúvidas sobre doações de imóveis, inventários, partilhas, entre outros

05/11/2026 14h27

Cartórios promovem mutirão de prevenção a golpes na compra de imóveis

Cartórios promovem mutirão de prevenção a golpes na compra de imóveis

Continue Lendo...

Operação

Dois são presos por tráfico em operação que apura ligação com facções em MS

Ação conjunta cumpriu três mandados em Brasilândia e apreendeu maconha, crack e balança de precisão; polícia investiga possível vínculo dos suspeitos com grupos rivais

05/11/2026 14h15

WhatsApp-Image-2026-11-05-at-12.57.56-1536x864

WhatsApp-Image-2026-11-05-at-12.57.56-1536x864 PC/MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).