A promessa feita por Rizalina Moreira de Jesus, 81 anos, era para livrar o filho soldado de uma acusação. Com a graça alcançada, ficou o dever de cumprir o prometido: realizar a festa em homenagem a São Sebastião no seu dia, que é comemorado 20 de janeiro.
Desde a promessa até hoje, já são 49 anos de festa, que em princípio era realizada em Corumbá, origem da família de Rizalina. Agora, a reunião é feita na casa da neta, no Bairro União, a professora Maria Carla Ortiz, 37 anos. Além de ceder a residência para receber os devotos, a professora também é a responsável por dar continuidade à festa, a pedido da avó. Isso, há nove anos.
Maria Carla conta que a festa é realizada todos os anos, pontualmente, às 19h30min, e que começa com a reza, feita por ela, e ali os participantes podem pedir suas graças ao santo e, também, fazer seus agradecimentos. Depois, os fiéis são convidados para jantar. São Sebastião é conhecido por ser o protetor da humanidade contra a fome, por isso, todos os anos, a família faz questão
de fazer o jantar.