Cidades

TURISMO

Hospitalidade torna destinos mais competitivos

Um estudo do Ministério do Turismo reforça essa teoria

Redação

30/01/2015 - 01h00
Notícia sem imagem

A arte de receber bem é uma característica marcante do brasileiro – e um bem valioso para o turismo. Tida pelos estudiosos como um traço cultural genuíno do povo brasileiro, ela é hoje uma das principais motivações dos estrangeiros que escolhem o Brasil como destino de viagem. A referência está presente nas obras de Sérgio Buarque de Holanda, um dos mais importantes historiadores do país, e referenciada pelo escritor Gilberto Freyre e pelo historiador e filósofo José Carlos Reis.

Um estudo do Ministério do Turismo reforça essa teoria. A hospitalidade é hoje o item mais bem avaliado pelos visitantes estrangeiros que visitam o Brasil, com 97,4% de aprovação. Nesta quinta-feira (29), dia em que se comemora a hospitalidade, o MTur saúda camareiras, garçons, monitores, recepcionistas de meios de hospedagem e tantos outros profissionais intimamente ligados ao setor e ao turista. Na linha de frente, eles são responsáveis pela boa imagem que se tem do país e pela alta taxa de intenção de retorno (95,3%).

A hospitalidade pode ser notada em todas as atividades relacionadas ao setor, desde a facilitação ao ingresso e permanência no país, até a educação e capacitação dos profissionais. Para o turismo, a hospitalidade é um item capaz de aumentar a competitividade dos destinos e dos serviços. Esta é uma das razões pelas quais as três maiores redes de hotéis internacionais com presença no Brasil elegeram a boa recepção como um dos itens de maior valor da companhia e premissa institucional.

Celebrar a hospitalidade é uma prática antiga que começou com a Igreja Católica no século XIX, com o objetivo de reforçar entre os fiéis a importância de se reservar um dia para refletir sobre a solidariedade e o acolhimento.

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).